Emaranhamento Familiar: como isso afeta sua vida?

A Constelação Familiar versa sobre os principais desafios e problemas da existência humana. A partir da experiência prática e dos conhecimentos teóricos desenvolvidos por grandes mentes, a metodologia busca apresentar respostas eficientes aos dramas humanos. Neste post falaremos sobre um desses dramas: o emaranhamento familiar.

Embora invisível e, de certo modo, imperceptível, a vida de todos está envolta por influências positivas e negativas dos nossos antepassados. Pesquisas apontam, por exemplo, que cerca de 60% dos casos de alcoolismo vêm de um fator genético e hereditário.

Dados assim são a evidência mais clara de que, de fato, todos nós precisamos encarar frontalmente as influências que recebemos e cortá-las, quando são negativas. Por isso, neste post, falaremos sobre emaranhamento familiar e desmistificamos algumas questões.

O que é emaranhamento familiar?

Se você der um Google e pesquisar pelo significado da palavra emaranhamento, irá se deparar com definições como misturar(-se) confusamente; embaraçar(-se) ou baralhar(-se). Na Constelação, este tema ganha uma especial relevância quando aplicado às relações familiares.

O conceito foi explorado inicialmente por Bert Hellinger e, posteriormente, desenvolvido a partir da experiência prática de diversos consteladores. Em resumo, um emaranhamento familiar são as ligações negativas com situações da nossa linhagem.

Em nossa história, todos nós experimentamos doenças, vícios, problemas de relacionamento e de casal, impedimentos no trabalho, afetações emocionais, dificuldade de harmonizar os relacionamentos entre pais e filhos e etc. De alguma forma, todos nós estamos debaixo de jugos negativos por influência dos nossos antepassados.

As formas de emaranhamento familiar

A Constelação Familiar enxerga alguns tipos de emaranhamento familiar, entre as quais: triangulação, parentificação, identificação, repetição e substituição. Falaremos de cada uma delas a seguir:

  1. Triangulação: consiste na utilização indevida dos filhos por parte de um progenitor. Essa situação acontece em momentos de conflitos entre os pais que, na tentativa de angariar apoio dos filhos, acabam por persuadi-los a ficarem de seus lados. Isso ocorre desde atos mais simples e pontuais, até a chamada alienação parental;
  2. Parentificação: consiste em fazer com que os filhos, dentro do sistema familiar, assumam um papel indevido. Um exemplo disso é quando ocorre o falecimento do pai e o filho, mesmo sem idade ou maturidade suficiente, assume a liderança da casa;
  3. Identificação: em terceiro lugar, a identificação ocorre quando há um vazio no sistema familiar, que pode ocorrer por meio do falecimento de um ente querido ou o abandono da família por parte do pai ou da mãe. Diante desse cenário, na tentativa de compensar o que está em desequilíbrio, algum membro daquele sistema passa a assumir características comportamentais e psicológicas de outra pessoa. Esse fenômeno pode ocorrer de forma inconsciente;
  4. Repetição: esta, talvez, seja a forma mais comum de emaranhamento, pois consiste no fato de um membro do sistema familiar repetir padrões destrutivos de algum antepassado;
  5. Substituição: por fim, a substituição ocorre quando pessoas, consciente ou inconscientemente, sentem-se na necessidade de substituir algum antepassado em seu sofrimento, e acaba por tomar os mesmos caminhos de dor, sofrimento e degradação.

Como identificar os emaranhamentos?

Diante do exposto, podemos perguntar de que forma é possível identificar os emaranhamentos que estão influenciando nossas vidas. A resposta é muito simples: o autoconhecimento.

Somente promovendo uma jornada profunda e pessoal de autoconhecimento é que poderemos explorar nossa vida e comportamentos e, debaixo de um olhar crítico, perceber quais elementos em nós não pertencem, de fato, a nós.

Quando olhamos para o presente ou passado e vemos conflitos familiares que acabaram por romper relacionamentos, ou ainda situações conflituosas que embaralham nossos sentimentos, é bem possível que emaranhamentos tenham sido estabelecidos.

Ademais, vale a pena dedicar alguns minutos à meditação, para tentar acessar dentro de si a consciência a respeito dos seus atos negativos que também estão presentes nas gerações passadas. Comece a anotar tudo isso e, dentro de pouco instantes, você terá uma grande listas de emaranhamentos a serem resolvidos

Como a constelação pode ajudar a livrar-se do emaranhamento

Por fim, não adianta de nada falarmos do problema sem expor uma solução. A Constelação Familiar apresenta caminhos que permitem a qualquer pessoa conhecer o profundo da sua vida e sistema familiar.

Dessa forma, é possível encarar com respeito e atenção os acontecimentos do passado, restabelecendo a harmonia e desenvolvendo a aceitação. Por meio de atendimentos individuais ou em grupo, a Consteladora guia o Constelado em uma profunda jornada de conhecimento da própria vida.

Clique abaixo e conheça detalhes do atendimento individual de Constelação Familiar:

SABER MAIS