Bert Hellinger: vida e legado do pai da Constelação Familiar

A Constelação Familiar é uma metodologia que reproduz leis e percepções comuns a diversas culturas, sociedades e sistemas. Não podemos falar, portanto, de um “inventor da Constelação”, mas sim de pessoas que, no decorrer da história, conseguiram captar as percepções e organizá-las enquanto metodologia.

Neste post, falaremos do principal nome relacionado à Constelação Familiar: Bert Hellinger. Ele foi o primeiro a sistematizar a metodologia e comunicá-la para o mundo. Seus ensinamentos são, ainda hoje, base para a prática da Constelação. Confira:

Vida de Bert Hellinger

Nascido em 1925 na Alemanha em uma família com três filhos, teve uma jornada muito interessante: estudo em internatos, serviu ao exército alemão e foi prisioneiro de guerra na França.

Depois disso, iniciou seu itinerário espiritual: em 1946, entrou para uma ordem religiosa, onde foi aceito como seminarista, passando a estudar teologia e filosofia, posteriormente formando-se em professor.

Em 1958 tornou-se missionário na África do Sul, aprendendo a língua Zulu e exercendo o papel de tradutor entre a tribo e os missionários. Em 1969 voltou para a Alemanha, onde foi colocado no posto de diretor do seminário.

Neste período, começou a estudar psicologia e psicanálise na Universidade de Würzburg. Passou a integrar em sua prática pastoral dinâmicas e psicologia de grupo. Em 1971, largou a batina e casou-se.

A partir daí, tornou-se referência em toda a Europa quando o assunto era terapia em grupo. Em 1974, foi para os Estados Unidos estudar Terapia Primal, Gestalt e terapia transacional e análise de script. Segundo Hellinger:

“O insight decisivo me veio quando pratiquei a Análise de Script segundo Eric Berne. Ele partiu da constatação de que cada pessoa vive de acordo com determinado padrão. Esse padrão pode ser encontrado em histórias como contos de fadas, romances, filmes, etc., que impressionaram essa pessoa.” Bert Hellinger

Influências de Bert Hellinger

Além da influência religiosa e da experiência como missionário junto às tribos zulus, bem como da formação acadêmica como psicólogo e psicanalista, recebeu influência direta da hipnoterapia (Milton Erickson), além da metodologia da interação centrada no tema (TCI), programação neurolinguística e análise bioenergética.

A Constelação Familiar

A partir do contato com Louise, Hellinger iniciou pequenos grupos de Constelação Familiar. Em 1955 lançou o primeiro livro sobre o tema, “A simetria oculta do amor”, onde abordou pela primeira vez as três leis da vida ou ordens do amor e da ajuda.

A Constelação Familiar versa sobre os relacionamentos humanos, através de representações que permitem aos pacientes enfrentarem situações mal resolvidas do passado e que, de alguma maneira, causam reflexos no hoje.

A família é o principal sistema ao qual pertencemos. Estamos vinculados a ela, e nossa personalidade, forças e fraquezas são reflexo disso. Por meio da metodologia, os constelados podem liberar vínculos, crenças limitantes e comportamentos sistêmicos.

O grande objetivo é proporcionar liberdade e felicidade, buscando o rompimento de prisões afetivas, emocionais e psicológicas que nos prendem ao passado ou que nos fazem repetir os mesmos erros das pessoas de gerações passadas.

Livros de Bert Hellinger

Hellinger escreveu diversos livros e, infelizmente, nem todos ganharam tradução para o português. No entanto, entre os títulos que podem ser encontrados nas livrarias brasileiras, se destacam:

  • “A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho” pela Editora Atman;
  • “A Simetria Oculta do Amor” pela Editora Cultrix;
  • “A Paz Começa na Alma” pela Editora Atman;
  • “Amor à Segunda Vista” pela Editora Atman;
  • “Conflito e paz: uma resposta” pela Editora Cultrix;
  • “Desatando os laços do destino” pela Editora Cultrix;
  • “Liberados Somos Concluídos” pela Editora Atman;
  • “No centro sentimos leveza” pela Editora Cultrix;
  • “O Essencial É Simples” pela Editora Atman;
  • “Ordens da Ajuda” pela Editora Atman;
  • “Ordens do amor” pela Editora Cultrix;
  • “Para que o Amor de Certo” pela Editora Cultrix;
  • “Pensamentos a Caminho” pela Editora Atman;
  • “Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual” pela Editora Cultrix;
  • “Um Lugar para os Excluídos” pela Editora Atman.

Saiba mais sobre Constelação Familiar

Aprofunde o seu conhecimento em Constelação Familiar com o livro “As Leis do Amor – Constelação Familiar”, de Emilia Santana, que conta com mais de dez anos de experiência  em atendimentos individuais, workshops em grupo, supervisão de profissionais na área de desenvolvimento humano e trainer em cursos de PNL e Constelação Familiar.

Clique no botão abaixo para adquirir o livro na Amazon:

COMPRAR LIVRO